VINHEDO: “Santa Casa não pode virar cabide de emprego” (Rubens Nunes)
Penúltimo a falar na fase de explicação pessoal da 66ª sessão ordinária realizada segunda-feira, 18, às 18h, na Câmara Municipal de VINHEDO, o vereador e presidente da Casa de Leis, Rubens Nunes (PR), não deixou por menos quanto à requisição administrativa da Santa Casa pela Prefeitura. “Esperamos que esta nova gestão da Santa Casa de uma oportunidade diferente aos empresários, que querem reconhecer o trabalho da Santa Casa de VINHEDO. Estive na reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde o prefeito Jaime Cruz colocou muito bem suas intenções e detalhou todo o projeto de requisição administrativa do hospital”.
SEM CABIDE DE EMPREGOS
“Na oportunidade, fiz três observações ao novo gestor geral, Celso Beltramini, a primeira é que o prefeito sempre teve meu apoio, a segunda é para que não transforme a Santa Casa de VINHEDO em cabide de emprego, que foi uma das causas que a deixou nesta situação e, em terceiro, que faça um serviço profissional”, espera o presidente da Câmara Municipal.
Por outro lado, Rubens Nunes sugeriu “que a prestação de contas feita junto a Secretaria de Saúde e também seja feita para esta Casa, porque estamos apoiando e incentivando com verba pública, cerca de R$ 4 milhões, além de que temos uma Comissão de Saúde prestativa e, como presidente desta Casa, vou acompanhar cada centavo que for investido na Santa Casa, exigindo notas fiscais e fiscalizando como será investido o dinheiro do povo de VINHEDO”.
PLANOS DE SAÚDE
Coube ao vereador e médico Alexandre Viola (PPS) falar sobre a proposta de ressarcimento da rede pública de saúde por atendimentos prestados aos usuários de planos de saúde particulares.“Existe um trabalho do Ministério da Saúde, que prevê a inscrição do número do Cartão SUS na carteira dos planos de saúde, assim como em formulários médicos e de exames. A aplicação desse novo modelo de gestão visa fazer um cruzamento entre clientes da rede privada que utilizam o Sistema Único de Saúde, para que comece a ser feita a cobrança das operadoras”.
APOIO À MARINA SILVA
Alexandre Viola também prestou uma homenagem póstuma ao jovem político Eduardo Campos, candidato do PSB/Rede a presidente da República nas eleições de outubro próximo e que faleceu tragicamente em um desastre de avião ocorrido quarta-feira, 13, em Santos, no estado de São Paulo. Alexandre manifestou seu apoio à Marina da Silva que substituirá o falecido candidato na disputa pela presidência do Brasil.
SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A Câmara de Representantes foi ocupada em duas oportunidades: na primeira o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Amadio Cremonesi Neto, falou, da 11ª Semana da Pessoa com Deficiência, que acontece entre 25 a 29 de agosto.
“Quero chamar a atenção para dois eventos que considero muito importantes, a abertura que acontece na segunda-feira, dia 25, às 14h no auditório do Centro de Convivência, em que todos estão convidados, com apresentações do LarCab e do Ceivi e na terça-feira, dia 26, às 14h, a abertura da exposição ‘Arte Acesso’ do artista plástico que mora em VINHEDO há muitos anos e que é reconhecido internacionalmente, Adélio Sarro. Ele vai apresentar algumas telas nas quais pessoas com deficiência visual poderão, através do tato, ler e sentir o desenho. A exposição poderá ser visitada no Memorial do Imigrante, até 29 de agosto”, convoca.
PODER DE POLÍCIA
Em seguida, Anderson Borges Brito, presidente da Associação dos Guardas Municipais de VINHEDO (AGEMUVI), falou sobre a nova Lei Federal 13.022/2014, que estabelece à Guarda Municipal o poder de polícia. “Esta é a mais importante vitória legislativa alcançada pelas Guardas Municipais de todo Brasil. Tal legislação vem regulamentar o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, disciplinando assim, atribuições da Guarda Municipal deste país de forma única, instituindo poder de polícia em diversas áreas. Salientamos que estivemos em reunião com o prefeito Jaime Cruz no último dia 12, um dia após o advento da lei, reiterando o compromisso que assumimos em ajudar o Poder Público em assuntos que afetem a segurança pública”.