VINHEDO: Secretário de Saúde explica a vereadores redimensionamento das farmácias

Na sexta-feira (25), o presidente da Câmara de VINHEDO, vereador Nil Ramos (PSDB), recebeu o secretário de Saúde, Alexandre Viola, para que ele explicasse à Câmara o projeto de redimensionamento no atendimento das farmácias municipais. A Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Saúde, já planejava o redimensionamento há alguns meses, que finalmente será efetivado no dia 4 de junho. As mudanças incluem ampliação no horário de atendimento para disponibilização de itens de alto custo e também medicamentos controlados.

Também participaram da reunião os vereadores Flávia Bitar (PDT), Márcio Melle (PMN), Marcos Ferraz (PSD) e Rui “Macaxeira” (PSB); a diretora de assuntos estratégicos da Secretaria de Saúde, Érica Pin Pereira; e a diretora de assistência básica, Sebastiana Mendes.

A partir da alteração, a Prefeitura passará a contar com três grandes unidades que disponibilizarão medicamentos à população, localizadas em pontos estratégicos do município: Policlínica da Capela, UBS Planalto e Centro Médico São Matheus. Não haverá alteração na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que continuará funcionando normalmente.

Com a mudança, que será consolidada no dia 04 de junho, a UBS Planalto oferecerá medicamentos básicos, os controlados, insulinas especiais e ainda os medicamentos especializados (Alto Custo). A Farmácia da UBS Planalto funcionará em um amplo espaço especialmente preparado, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e assistência farmacêutica das 7h30 às 11h30 e das 12h às 16h.

A Farmácia Municipal (Centro Médico do São Matheus) vai manter a oferta de medicamentos do programa socioeconômico, os medicamentos controlados e as insulinas especiais, e incorporará a distribuição que era feita na UBS Casa Verde. Assim, disponibilizará medicamentos básicos, controlados e específicos (DST/Aids, tuberculose, hanseníase, esquistossomose e o medicamento Talidomida). Nesta unidade, o atendimento é das 7h às 16h, com assistência farmacêutica das 7h30 às 11h30 e das 12h às 16h.

Enquanto que a Farmácia da Policlínica, que funciona hoje das 7h às 18h, passará a funcionar das 7h às 19h, com assistência farmacêutica em horário integral, oferecendo medicamentos básicos e medicamentos controlados e insulinas.

Antes, a distribuição de medicamentos de alto custo ocorria apenas das 7h às 13h, e agora será das 7h às 16h. No caso dos medicamentos controlados na UBS Casa Verde, que antes era das 8h30 às 12h30, a distribuição passará a ser realizada também das 7h às 16h.

Por conta da reestruturação, as farmácias da UBS Casa Verde, UBS Três Irmãos e UBS Vila João XXIII deixam de funcionar a partir de amanhã, terça-feira, 29. Essas unidades não disponibilizavam psicotrópicos e insulinas, fazendo com que o usuário tivesse que se deslocar para retirada desses medicamentos em outros locais.

A reorganização da Assistência Farmacêutica tem com o objetivo adequar o recurso humano (farmacêutico e técnico de farmácia) às exigências do Conselho Regional de Farmácia (CRF), melhorar o controle do armazenamento dos medicamentos, a distribuição, entre outros.

Com estas mudanças, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ampliará o horário de atendimento nestas unidades e, ainda, manterá em tempo integral a presença do profissional farmacêutico, garantindo assim que o usuário receba todas as orientações necessárias e pertinentes à utilização segura dos medicamentos.

“A Secretaria de Saúde, de forma inteligente, encontrou uma forma de ampliar o atendimento farmacêutico à população se adequando às exigências do Conselho Regional de Farmácia. Acredito que a população vinhedense aprovará essas mudanças”, afirmou Nil Ramos.

468 ad