VINHEDO: Semana do Consumidor tem apoio do Procon Vinhedo

Para celebrar o Dia do Consumidor, comemorado hoje, quarta-feira (15), o Procon de VINHEDO promove uma série de visitas institucionais nesta semana para formalizar a entrega de relatório de atividades referente ao ano de 2016, em alguns setores que trabalham diretamente com a população. O Procon também disponibiliza no site da Prefeitura www.vinhedo.sp.gov.br o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016, além do resultado da consolidação. Quanto às reclamações finalizadas que serão publicadas, ficará concedido a todos os interessados, o prazo de 15 dias para oferecimento de recursos nos termos do artigo 44 da lei 10 177/98.

ACIVI
A Associação Comercial e Industrial de VINHEDO (Acivi) também será visitada para colocar o Procon como parceiro das empresas da cidade visando a melhoria no atendimento e serviços ao consumidor. Também hoje, os resultados do Procon obtidos em 2016 e projetos a serem desenvolvidos neste ano serão apresentados na Promotoria. O destaque ficará para os dados relacionados à parceria firmada entre a Prefeitura e o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).

RELATÓRIO
De acordo com o relatório de atividades referente ao ano de 2016, o Procon de VINHEDO atuou em 9.129 ações relacionadas ao direito do consumidor, sendo 5.160 atendimentos e 3.969 procedimentos processuais. Dos processos administrativos abertos por meio das CIP´s – Cartas de Informação Preliminar, que totalizaram 3.286, 1.749 foram por meio eletrônico, proporcionando agilidade na resolução dos processos e economia aos cofres públicos. Durante o exercício de 2016 foram encaminhados 546 processos ao CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – para agendamento de audiências conciliatórias, resultando em 211 acordos.

DEFESA DO CONSUMIDOR 
O Procon é o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor. Cabe ao Procon orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, a fim de fiscalizar e valorizar o respeito de seus direito. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Rua Humberto Pescarini, 301, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3876-5502.

468 ad