VINHEDO: Takasago completa 100 anos e amplia produção em unidade vinhedense
A multinacional japonesa Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – completa 100 anos. Com o lema “contribuindo para a sociedade através da tecnologia”, a empresa atua no mercado mantendo a tradição e o “DNA” japonês. Atende a clientes das mais diversas áreas ao redor do mundo: alimentos, bebidas, perfumes, produtos de uso doméstico e cuidados pessoais. No Brasil desde 1963, segue em busca de expansão no mercado nacional. “A Takasago tem, tradicionalmente, foco em tecnologia, e investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, sempre buscando inovações para os mercados de aromas e fragrâncias. Seguimos investindo também na melhoria dos equipamentos de laboratório e fábrica, com obras em execução nos laboratórios das duas divisões e na ampliação da fábrica de aromas”, conta o presidente da empresa no Brasil, Gilvan Azevedo.
A multinacional investe 8% do seu faturamento global em pesquisa e inovação. Em 2001, ganhou um Prêmio Nobel de Química pelo desenvolvimento da tecnologia de “Síntese Assimétrica”, que permitiu a preparação em escala industrial de compostos quirais, o que representou um grande avanço científico nessa área, com impactos positivos em aromas, fármacos, agroquímicos e fragrâncias. Ao redor do mundo, a Takasago possui 40 escritórios, 15 centros criativos e 14 fábricas, sendo a única companhia japonesa presente nos cinco continentes.
A jornada de sucesso da companhia começou quando Tadaka Kainosho, professor de química orgânica, deixou a Universidade Imperial de Kyoto e foi para Grasse, na França – “capital do mundo” da perfumaria –, em busca de conhecimento. Kainosho, nascido em 1880 e descendente de uma dinastia de Samurais, aprendeu sobre a extração natural de ingredientes e fabricação de fragrâncias. Quando retornou ao Japão em 1920, fundou a Takasago, que se tornou pioneira em química verde e uma das líderes mundiais na produção de perfumes.
BRASIL E VINHEDO
A Takasago chegou ao Brasil com o lançamento do “Laboratório de Óleos Essenciais da Amazônia TPC (Takasago Perfumery Company)” em Tomé-Açu, no Pará. A cidade surgiu como um importante assentamento para imigrantes japoneses antes da Segunda Guerra Mundial. No local, cultivavam citronela, patchouli, safrol, cânfora, linalol, cássia e outras. Em 1975, foi aberta uma plantação dedicada principalmente às culturas de cássia na cidade de Taperoá, na Bahia, área considerada adequada para o cultivo de plantas aromáticas. Uma fábrica de extração de óleo de cássia também foi construída no local, criando uma plantação de cerca de 1,3 mil hectares.
A partir de 1978, o desenvolvimento, a produção e as vendas de aromas e fragrâncias foram transferidos para o bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Anos depois, a divisão de aromas se instalou em Diadema e a de fragrâncias em Cajamar. E, em 2011, as operações de ambas as divisões foram instaladas em VINHEDO, que deve ampliar sua estrutura neste ano.
Segundo Azevedo, pelo fato de a Takasago ser japonesa, diversos valores e crenças dessa cultura estão presentes na organização, o que gera uma postura muito particular. “Muitos clientes sentem que é diferente fazer negócios conosco, pois sempre procuramos honrar a tradição daquilo que é característico e positivo na nossa indústria, ao mesmo tempo em que estamos abertos a inovações e mudanças. Essa combinação de tradição e inovação está presente em nossos três pilares de valores, os ‘3T’: ‘trust’ [confiança], ‘teamwork’ [trabalho em equipe] e ‘technology’ [tecnologia],” comenta.