VINHEDO: Taxa de mortalidade infantil é uma das menores já registradas

Recentemente, a Santa Casa de VINHEDO colocou em funcionamento a sua Unidade Neonatal, um local específico e adequado para cuidar dos bebês recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados de baixa e média complexidade, como os prematuros, que nasceram antes dos nove meses de gestação, apresentam baixo peso ou algum tipo de problema ao nascer.

Uma das prioridades da atual administração municipal têm sido a área da Saúde, conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, e os frutos dos investimentos realizados nos últimos anos já estão sendo colhidos. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, em 2016 o município apresentou a menor taxa de mortalidade infantil nos últimos três anos.

Os dados constam no SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. A OMS –Organização Mundial de Saúde – estabelece como parâmetro números abaixo de 10, a cada mil nascidos vivos.

“A Prefeitura de Vinhedo desenvolve diversos programas com a finalidade de trazer a saúde para perto do cidadão e dar ao profissional da Rede Municipal de Saúde a especialização necessária para que ele possa exercer seu trabalho com mais qualidade”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

A taxa de mortalidade em VINHEDO recuou de 9,5 óbitos infantis por mil nascidos vivos em 2015 para 7,6 em 2016, representando uma queda de 20%. Comparado com 2014, a redução foi ainda maior, 27,6%. A média de mortalidade registrada na RMC – Região Metropolitana de Campinas – foi no ano passado, segundo o estudo, foi de 9,1 por mil nascidos vivos.

Em VINHEDO, a linha de cuidados engloba atenção à saúde do bebê, antes mesmo do nascimento. A Prefeitura oferece uma rede de serviços para garantir, desde a gestação, um crescimento saudável das crianças.

Os serviços são oferecidos durante o ciclo de gestação, com consultas de pré-natal (no mínimo sete com ginecologista e uma consulta com pediatra no último trimestre da gravidez para a futura mamãe já receber orientação sobre cuidados), no momento do parto até o acompanhamento do bebê após o nascimento. Na Rede Municipal de Saúde as gestantes também realizam três exames de ultrassom, sendo dois obstétricos e um morfológico, durante gravidez, para acompanhar a saúde do feto e da mãe.

A Secretaria de Saúde também promove os grupos de gestantes, onde as mulheres podem tirar suas dúvidas sobre gestação, parto e cuidados com o bebê. Nos encontros são feitas rodas de conversas e palestras com equipes multidisciplinares. Para participar basta fazer a inscrição em alguma das unidades, no CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher e na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto.

PROGRAMA MAMÃE E BEBÊ
Puérperas (mulheres que deram a luz recentemente) e bebês também recebem atenção especial na Rede Municipal de Saúde de VINHEDO, por meio do programa Mamãe e Bebê, que consiste no acompanhamento da mamãe e do bebê desde os primeiros dias após o nascimento. O trabalho é executado por uma enfermeira e uma técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde, que fazem a classificação de risco e orientam as mães sobre a amamentação, logo após o parto, na Santa Casa. No próprio hospital o bebê realiza os testes necessários (pezinho, coraçãozinho, orelhinha, olhinho) e já recebem vacinas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação para a faixa etária. Mais do que isso, tanto a criança como a mãe já saem com a consulta agendada com o pediatra e o ginecologista, respectivamente. O programa prevê a visita e acompanhamento domiciliar, de mãe e filho, até um ano de idade.

PROBLEMAS RESPIRATÓRIAS
Em VINHEDO, crianças com problemas respiratórias recebem atendimento especializado no ambulatório de pneumologia pediátrico, no Centro Médico do Jardim São Matheus. O objetivo do serviço é reduzir o número de internações e tratar crianças e adolescentes com asma, refluxo gastresofágico (uma das causas de crises de broncoespasmo), lactentes chiadores, com pneumonias de repetição ou que passaram por internação recente por problemas respiratórios. No ambulatório são atendidas crianças e adolescentes encaminhadas por pediatras da Rede para dar início ao tratamento especializado.

BEBÊS PRÉ-MATUROS
A Rede Municipal de Saúde também oferece atendimento a bebês pré-maturos e que apresentaram complicações após o parto, no ambulatório de recém-nascido de alto risco. O serviço também funciona no Centro Médico do Jardim São Matheus e presta atendimento a crianças encaminhadas pelo Programa Mamãe e Bebê da Prefeitura.

Também precisam ser destacadas as ações de vigilância em saúde que garantem uma ampla cobertura durante as campanhas de vacinação para prevenir contra doenças e manter a saúde das crianças.

PEDIATRIA
Além de oferecer atendimento ginecológico em todas as Unidades de Saúde de VINHEDO, a Rede Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento com pediatras nas sete unidades (Centro Médico do Jardim São Matheus, Policlínica da Capela, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Casa Verde, Vila João XXIII, Vila Planalto, Três irmãos e Von Zuben).

Cerca de 2 mil crianças e adolescentes, de zero a menores 14 anos, são atendidas mensalmente pelos pediatras da Rede Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Alexandre Viola, que é médico ginecologista e obstétrico, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Saúde, desde a gestação, para garantia de uma infância saudável às crianças de Vinhedo. “A redução gradativa do índice de mortalidade infantil em Vinhedo é um objetivo perseguido de forma constante. Os dados mostram que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com programas realizados com gestantes e recém-nascidos, está sendo positivo e fundamental para a queda na taxa de mortalidade infantil e para a melhoria dos cuidados da assistência às mães e aos bebês no pré-natal, no parto e nos primeiros momentos após o parto”, declarou o secretário.

468 ad