VINHEDO: União e intolerância – ‘Nós somos um’ – é tema de desfile do Bloquete

Bloco irá percorrer as principais rua do centro no domingo de carnaval

“Nós somos um” é o tema  do bloco Bloquete, que deverá desfilar pelas principais ruas do centro, no domingo de Carnaval, em VINHEDO, às 16h.

O tema foi escolhido após a reunião do bloco que apontou diversas problemáticas apresentadas neste atual momento político que o mundo vive. “Não é só o Brasil que está vivendo uma inversão de valores e ondas de conservadorismo. As pessoas estão deixando de racionalizar, contextualizar e estão se entregando à manipulação de grupos que querem impor modelos de governo que desfavorecem, por exemplo, as camadas menos favorecidas da sociedade e, consequentemente, oprimem as chamadas ‘minorias’, afirma Vinicius Schiezaro, um dos fundadores do bloco.

Por outro lado, foi verificado a que ponto as diferenças de pensamento interferem diretamente na vida das pessoas. “Precisamos conviver pacificamente com as diferenças, respeitando as ideologias e crenças de cada um, porém denunciar, na forma da lei e da arte, ideais que vão contra os direitos humanos e individuais. Somos movidos pela mesma força, feitos de carne osso, luz e compaixão, da mesma matéria, devemos nos unir, nos amar”, destacou Schiezaro.

REPERTÓRIO
Pensando neste tema, os integrantes escolheram músicas que fortalecem os ideias do grupo com letras que falam da união de povos (principalmente da América Latina), de respeito, liberdade, igualdade e amor.

Sidney Magal, Gilberto Gil, Karnak, Ivete Sangalo, Milton Nascimento, Bob Marley, Beatles e Spice Girls são só alguns dos artistas que serão representados pelo bloco por meio de canções conhecidas do grande público.

Este ano, o bloco optou por um samba reggae enredo, com batidas “a la Daniela Mercury” e composto pelos próprios músicos do grupo que vai levar toda a discussão dos temas para as ruas do centro.

ALEGORIAS
As alegorias deste ano serão compostas por tecidos sobrepostos com materiais reciclados e reflexivos, desenhados e confeccionados especialmente para o grupo.

CORO CÊNICO
Um grupo de atores irá fazer intervenções cênicas e performáticas interagindo com o público em diversos momentos do desfile.

BLOQUETE
‘Bloquete’ (que significa bloco pequeno), é um grupo carnavalesco de VINHEDO, formado por amigos, artistas e músicos, criado em 2013, afim de manter a tradição de blocos de rua na cidade como o dos Bananas e o Tapa na Peteca, que durante muitos anos fizeram história nas tardes do carnaval da cidade.

Com uma bateria composta por aproximadamente 40 integrantes, e uma multidão de gente linda e colorida, o bloco irá percorrer, novamente, algumas ruas do centro, acompanhados por um carro de som com vocalistas e músicos. O ‘Bloquete’ levará alegria por cerca de duas horas, com um repertório que vai do afoxé (ritmo baiano que deu origem ao axé music) até a marcha e o funk carioca, incluindo repertório próprio criado especialmente para o cortejo.

PÓ COLORIDO
Em alguns momentos, o bloco irá colorir o percurso com uma espécie de pó preparado com corante e amido de milho, inspirado no ‘Holi Festival of Colours’, originário da Índia e já disseminado em vários eventos ocorridos em todo o mundo.

PATROCÍNIO
O bloco sobrevive de contribuições espontâneas e de patrocinadores como Atelier Per Infanzia, Germânia, Sorveteria Ideal, Transporte Escola Tia Fer, Zim Color, Tauá Modas, Jacto Limpadora, Lanchonete O Casarão, NISV, Estúdio Tudio Produções, Ateliê Oficina Porão e Ideias Soluções Cênicas.

468 ad