VINHEDO: Unidade Neonatal começa a funcionar na Santa Casa de Vinhedo
A Santa Casa de VINHEDO colocou em funcionamento a sua Unidade Neonatal, um local específico e adequado para cuidar dos bebês recém-nascidos que necessitam de cuidados especializados de baixa e média complexidade, como os prematuros, que nasceram antes dos nove meses de gestação, os que apresentam baixo peso ou algum tipo de problema ao nascer.
O prefeito Jaime Cruz e o secretário de Saúde, dr. Alexandre Viola, estiveram no hospital na terça-feira (21), para acompanhar o trabalho dos profissionais. Eles foram recepcionados pelo médico pediatra, André Gurion, que juntamente com o médico Fabio Roberto Amar, coordena a equipe de neonatologia da Santa Casa.
A Unidade Neonatal atenderá pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde, planos de saúde e particulares, em um ambiente seguro na ala da Maternidade do hospital (onde funcionava o antigo berçário). Conta com equipamentos necessários e uma equipe profissional capacitada na especialidade neonatalogia, formada por médicos pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
O prefeito Jaime Cruz destacou a importância do novo serviço para elevar o nível de atenção materno infantil na Santa Casa de Vinhedo. “Antigamente os bebês que nasciam na Santa Casa de VINHEDO e necessitavam de atendimento especial e diferenciado após o parto, de média e baixa complexidade, precisavam ser transferidos para hospitais da região. Com o funcionamento da Unidade Neonatal, a Santa Casa passa a ter condições plenas de atender os pacientes prematuros, onde pais e familiares poderão acompanhar, no próprio município, o desenvolvimento do bebê. Este é um passo importante dado pela Santa Casa de Vinhedo, após a sua reinauguração, que ocorreu há 1 ano”, disse o prefeito Jaime Cruz, em visita ao local.
Serão quatro vagas destinadas na Unidade Neonatal aos recém-nascidos, com idade entre zero a 28 dias de vida. Depois deste período, os bebês passam a ser atendidos nos serviços da categoria infantil.
Durante a permanência na Unidade Neonatal os pais do pré-maturo têm acesso livre para visitas e acompanhamento do desenvolvimento do bebê até a alta hospitalar. Outros familiares também poderão acompanhar o bebê, com horários pré-definidos pelo hospital.
Para o secretário de saúde de VINHEDO, que é médico ginecologista e obstétrico, Alexandre Viola, a participação da família no acompanhamento do bebê na Unidade Neonatal é fundamental para o seu desenvolvimento. “Nessa fase, o bebê precisa de todo carinho e acolhimento. A participação dos pais é essencial, não só para o estabelecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos, mas também para a redução do estresse causado pela hospitalização e no preparo para o cuidado à saúde em casa, após a alta hospitalar do bebê”, explicou o secretário.
Um bebê que nasceu pré-maturo na Santa Casa de VINHEDO, com 7 meses de gestação, já foi encaminhado à Unidade Neonatal, apresentando baixo peso. Em média, a Santa Casa de Vinhedo realiza 40 partos mensalmente.