VINHEDO: Uso do SMS na saúde em Vinhedo repercute na Câmara e região

O assunto predominante na sessão ordinária nº 78, realizada segunda-feira, 10, às 18h, no plenário da Câmara Municipal foi o uso pela Prefeitura de VINHEDO de tecnologia para reduzir o número de faltas dos pacientes que agendam consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e que teve o seu início no dia 8, sábado, com os pacientes já recebendo mensagens SMS via celular confirmando data e horário da consulta agendada. As mensagens são enviadas 48 horas antes do compromisso e indicarão um número de telefone para o paciente ligar e avisar, caso não possa comparecer.
Com a medida as mensagens são enviadas para as pessoas que têm consultas agendadas em todas as especialidades médicas, entre elas pediatria, ginecologia e clínica geral e toda a operação será viabilizada através do programa do SIM VINHEDO Cidade Digital por possuir um cadastro único dos pacientes e da agenda médica, o que torna possível implantar o serviço de mensagens por SMS na tentativa de reduzir o alto índice de faltas, em torno de 40%, sendo quatro faltas a cada dez consultas agendadas.

AMPLA REPERCUSSÃO

O presidente da Câmara, vereador Rubens Nunes fez questão de mostrar a grande repercussão que a medida obteve na mídia local e regional devido o caráter inovador e revolucionário da mesma, uma ideia simples, mas que até então não havia sido colocada em prática por ninguém na área da saúde com a finalidade de reduzir o alto índice de ausência em consultas agendadas.
“Estive pessoalmente com o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, a quem parabenizo, que confirmou a realização de uma campanha com o intuito de conscientizar pacientes da importância de comparecer às consultas marcadas. Ele garantiu que cartazes serão colocados em diversos pontos da cidade pedindo a colaboração da população para que a Saúde de VINHEDO seja cada vez mais eficiente reduzindo o número de atendimentos e espera na UPA e no Pronto Atendimento, já que 80% dos casos que vão para estes dois locais poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde”, opina.

NÃO AO CALÇADÃO

Rubens Nunes reiterou a sua discordância quanto a implantação de um calçadão no centro de VINHEDO. “Sou o vice-presidente e respeito a opinião do presidente da Acivi, Altir Rosa, mas me reservo o direito de discordar da proposta. Nós estivemos reunidos hoje à tarde com os comerciantes do Centro junto ao secretário de Governo Eliazar Ceccon, representando o prefeito Jaime Cruz, que disse na rádio que haveria um estudo, um teste de calçadão em caráter experimental. Minha opinião é que VINHEDO não comporta um calçadão, não é a hora, falta fazer muita coisa ainda antes do calçadão. Além disso foi feito uma pesquisa e a maioria dos comerciantes discorda do calçadão no momento”.

APLAUSOS À ROMU

Rubens Nunes e seu colega Paulinho Palmeira apresentaram uma Moção de Aplausos à Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social em comemoração aos 10 anos de efetivo exercício da ROMU – Rondas Ostensivas Municipais com Motos, que tem realizado um excelente trabalho em VINHEDO, mesmo sem contar com os recursos necessários em razão do pouco investimento do estado na segurança dos municípios. A homenagem foi extensiva ao secretário Antonio Falsarella e ao Comandante da Corporação, Osmir Aparecido Cruz.

CADASTRO ÚNICO

O vereador Aparecido Bacural apresentou ao prefeito Municipal, Jaime Cruz, uma Moção de Apelo para que seja feita a revisão das exigências para a implantação de Cartões CUC (Cadastro Único do Cidadão) / SUS (Sistema Único de Saúde) por causa da grande confusão que está causando entre as pessoas que se queixam do excesso de burocracia para a obtenção dos cartões.

O CAÇADOR DE CAÇAMBEIROS

O vereador coronel Hamilton Port (PROS) deu prosseguimento à sua implacável caça a caçambeiros em VINHEDO e região sempre em defesa do estrito cumprimento da Lei: “Quero que se cumpra a lei. Nosso objetivo é fazê-la cumprir pela municipalidade que tem a obrigação de fiscalizar. Uma vez aprovada por esta Casa a propositura passa a representar uma posição da Casa Legislativa. É muito importante que se compreenda o direito e dever de fiscalizar que cabe a um vereador”, acredita.

CLAREAR A LUZ

Foi a preocupação do vereador Edu Gelmi (PMDB) no sentido de tornar mais claro o processo de manutenção da iluminação pública sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. “A municipalidade teve o prazo prorrogado para janeiro pela ANEEL. De fato, a iluminação LED diminui em 50% o consumo de energia. Conversei com o Secretário de Obras, o Augusto Braccialli, que informou ter sido apresentado uma proposta, mas o dinheiro para executá-la ainda não trouxeram. VINHEDO tem 10.500 pontos de iluminação que custam em média mil reais cada ponto, ou seja, são R$ 10,5 milhões. Na iluminação pública hoje, o município gasta em torno de R$ 150 mil por mês”.

AUDIÊNCIA PRO PLANO

O médico e vereador Dario Pacheco (PSDB) comentou sobre o primeiro Plano Municipal da Educação no município com metas para os próximos 10 anos. “Concordo plenamente com a ideia de fazermos uma Audiência Pública antes da aprovação do Planejamento da Educação por 10 anos, porque eu já recebi questionamentos da população. Quando falamos em escola em tempo integral, a mãe já pergunta se o filho irá ficar o dia todo na escola. Nós não temos espaço físico para isso, e entendemos que o tempo integral seria no contra turno, quando o aluno ficaria nas oficinas culturais ou nos espaços esportivos”, eslarece.

IPTU VERDE

Ana Genezini (PTB) focou o projeto IPTU Verde dentro da perspectiva da sustentabilidade com as novas medidas a serem adotadas nesse momento de crise e nos anos seguintes para garantir a sustentabilidade do meio ambiente e da vida humana. “Estamos encaminhando para o chefe do Poder Executivo uma minuta de Projeto de Lei para que ele possa estudar e enviar a este Legislativo no sentido de instituir o Programa IPTU Verde. Na verdade, nós estamos passando por uma fase drástica com relação à seca e à falta de água, e esta minuta leva sugestão de fazer com que imóveis residenciais e comerciais a serem construídos em VINHEDO, incluindo condomínios horizontais e prédios, possam ter sistema de captação da água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção com materiais sustentáveis, sistema de utilização de energia eólica, separação de resíduos sólidos e tratamento de 90% do lixo”.

LIGAÇÃO COM VALINHOS

O vereador Nil Ramos (PROS) informou que esteve em VALINHOS em visita ao prefeito Clayton Machado (PSDB) no sentido de obter informações sobre a ligação VINHEDOVALINHOS através da ligação das avenidas Independência (VINHEDO) e Joaquim Alves Corrêa (VALINHOS).
“Estivemos com o prefeito Clayton Machado, onde discutimos diversos assuntos, e um deles foi a interligação com a Avenida Independência e a Joaquim Corrêa, o que já foi tema de outros vereadores em legislaturas passadas. Estamos reforçando este pedido, pois é muito importante para o escoamento do trânsito, tanto em nossa cidade como na cidade vizinha”, constata.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Sete Moções foram aprovadas pelos vereadores, cinco de Aplausos, uma de Congratulações e uma de Apelo, com destaque para a Moção de Aplausos para os vencedores da 20ª edição do Festevi e à Isadora Rodrigues Stavale que representou VINHEDO no Salão de Artes Visuais de Santa Bárbara D’oeste, para a Secretaria de Esportes e Lazer pela Copa VINHEDO de Futebol de Base com as finais realizadas no dia 1º de novembro e para a equipe de natação PCD de VINHEDO pela conquista de seis medalhas na 2ª etapa do Circuito de Natação para pessoas com deficiência em Atibaia. A de Congratulações foi para Silvana Valentim, diretora do Centro de Educação Infantil Marquês de Rabicó pelo Dia Nacional da Alfabetização.
Doze foram as indicações, com destaque para a deVal Souza (PTB) que pede a instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas e creches municipais e a de Ana Genezini (PTB) e Paulinho Palmeira (PSB) que pede a instalação de parques infantis acessíveis para crianças com deficiência nos mesmos moldes do projeto apresentado pela AACD.

VDO_SMS Secretaria de Saúde_Cred Divulgação PMV

468 ad