VINHEDO: Vacina contra febre amarela está disponível às terças e quintas na UBS da Vila Planalto

 


A Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto, em VINHEDO, está disponibilizando às terças e quintas, a partir das 9h, a vacina contra febre amarela para os moradores de VINHEDO. São 200 doses diárias (às terças e quintas) disponíveis para pessoas com idade entre nove meses e adultos até 59 anos, que irão viajar para as áreas de recomendação da vacina. A Secretaria de Saúde informou que quem não vai se dirigir a essas áreas, não precisa buscar a vacinação neste momento.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já solicitou à Diretoria Regional de Saúde o encaminhamento da vacina suficiente para atender toda a população da cidade, porém, aguarda o Governo do Estado liberar as doses para ampliar a atividade de vacinação.

O Ministério da Saúde adotou a dose única da vacina em todo o país. Com a medida, crianças e adultos, que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida. A medida já era adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2014. A vacina é segura e garante proteção ao longo da vida, segundo o Ministério da Saúde.

ÁREAS DE RECOMENDAÇÃO
A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização. Vale destacar que na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios.

VACINAÇÃO NA ÁREA RURAL
Neste final de semana, a Prefeitura de VINHEDO vacinou 2.500 moradores das áreas rurais da cidade, seguindo recomendação do Governo do Estado de São Paulo, uma vez que VINHEDO passou a fazer parte da chamada área ampliada, ou seja, não tem casos de febre amarela confirmados no município.

Em 2017 já foram imunizadas contra febre amarela 6.323 pessoas. A quantidade ultrapassa o número de pessoas imunizadas entre os anos de 2013 e 2016.

468 ad