VINHEDO: Vereador comenta aprovação de projeto de sua autoria que obriga exibição de vídeo educativo antidrogas
Em mais uma sessão ordinária corrida na Câmara de VINHEDO, o vereador e segundo secretário da Câmara, Carlos Florentino (PV), obteve aprovação em projeto de sua autoria que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows musicais com público superior a mil pessoas, em VINHEDO.
“É importante informar à sociedade sobre os malefícios do vício”, comenta Carlos Florentino. No Projeto de Lei, o parlamentar destaca que o conteúdo do vídeo educativo deverá ser previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de VINHEDO (COMUD).
“Esse mal atinge a humanidade de várias formas: a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; a família da pessoa-usuária que, dia após dia, é obrigada a conviver com o sofrimento de quem não valoriza a própria vida em razão da dependência química; o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes e a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas”, lamenta Carlos Florentino.
O Projeto de Lei também descreve os temas que devem se apresentados no vídeo, incluindo as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas; uso indevido de medicamentos; alerta quanto aos perigos do contato com as drogas e a divulgação de centros de tratamento e assistência aos usuários.
“Sabemos que o consumo de drogas não é apenas um caso de polícia. É responsabilidade do Estado e da Sociedade como um todo”, afirma Carlos Florentino. “O objetivo é oferecer informação direcionada à conscientização, à prevenção e ao combate às drogas, usando como veículo a exibição de vídeos educativos em locais onde há concentração de pessoas”, finaliza.
O Projeto de Lei 3/2018 foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores e segue para sanção do prefeito Jaime Cruz.