VINHEDO: Vereador divulga campanha ‘Junho Vermelho’
Um dos temas apresentados pelo vereador Márcio Melle (PMN) na 18ª Sessão Ordinária da Câmara de VINHEDO foi a campanha ‘Junho Vermelho’, que incentiva a doação de sangue em todo o país. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara destacou a importância da doação, especialmente nessa época do ano, em que os estoques tendem a ficar baixos. “As férias de meio de ano e o frio costumam afastar os doadores, e com isso os hemocentros de vários estados ficam com os estoques de sangue muito baixos, o que é um problema grave. Cidadãos entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos estão aptos a doar, e essa prática deve ser estimulada. Nas últimas semanas a Fundação Pró-Sangue tem registrado queda gradativa nas coletas, portanto, é fundamental que apoiemos essa campanha”, explicou Márcio Melle.
Requisitos
Além de estar na faixa etária indicada, entre 16 e 69 anos, e pesar mais do que 50 quilos, o interessado em doar precisa estar em boas condições de saúde.
Para doar, o cidadão precisa estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, porém sem ter ingerido alimentos gordurosos nas 4 horas antecedentes à coleta.
No momento da doação deve ser apresentado documento original com foto.
Pessoas com hipertensão, anemia, febre, grávida ou amamentando à época da coleta não podem doar.
Pontos de coleta
Em não há um ponto oficial de coleta, porém o vinhedense pode doar sangue em cidades vizinhas.
O hemocentro da Unicamp, um dos principais coletores do país, está com estoque reduzido de sangue, e doações de vinhedenses serão muito bem-vindas.