VINHEDO: Vereadores fazem ‘vistoria técnica’ na mudança da UPA para Santa Casa
Acompanhados do secretário de Saúde de VINHEDO, o médico Alexandre Viola, vereadores vinhedenses acompanham de perto a transição dos serviços de emergência da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para a Santa Casa de VINHEDO. Desde às 19h deste sábado (7), dia marcado pela Prefeitura de VINHEDO para a volta do atendimento geral do hospital, com apoio da UPA e Policlínica da Capela, os vereadores Nil Ramos (PSDB), presidente da Câmara, Márcio Melle (PMN), presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Flavia Bittar (PDT), Florentino (PV), Paulinho Palmeira (PV), Macaxeira (PSB), e Marcos Ferrraz (PSD) tem verificado como os vinhedenses estão sendo atendidos e medicados. Na UPA, o secretário apresentou a médica Juliana Freire Benevelli, responsável pela unidade e que tem experiência no processo de transição. “A dra Juliana, em 2012, participou da mudança dos atendimentos da Santa Casa quando esta fechou, e tudo foi transferido para a UPA. Agora a situação é inversa, mas com a UPA direcionando os atendimentos para a Santa Casa”, explicou o secretário Viola. Os vereadores verificaram que o atendimento no local, mesmo com redução de funcionários, tem suprido as expectativas iniciais. “Por enquanto tudo está dentro da normalidade e a UPA está plenamente aberta e continua fazendo seu papel primário emergencial de atendimento”, disse o vereador Nil Ramos. O vereador Paulinho Palmeira elogiou os trabalhos e a organização do direcionamento dos pacientes. Já na Santa Casa os vereadores conversaram com o gestor do hospital Celso Beltramini e o diretor pastor Hiran. “Acredito que o serviço aqui está bem ágil, mas é necessário que ampliem a recepção e a sala de espera para o conforto da população”, apontou Marcio Melle, que é o presidente da Comissão Parlamentar de Saúde.
Nesta questão, o gestor Celso relatou que a ampliação deve ocorrer em 120 dias. “Temos que considerar que à noite, muitos familiares acompanham os pacientes e causa uma ‘falsa’ superlotação. Mesmo assim, já está em andamento a ampliação do espaço”, adiantou Viola. A ideia foi complementada pela vereadora Flávia Bittar, que deu a sugestão de colocar placas de aviso sobre o projeto de ampliação, para tranquilizar a população. O vereador Macaxeira dialogou com alguns pacientes, que estranharam as mudanças. “A gente já tinha se acostumado com a UPA, mas estamos sendo atendidos muito bem e com rapidez aqui na Santa Casa”, afirmou José Gentil Potim, que trouxe o pai, idoso, que estava passando mal. Viola mostrou que naquele momento da visita dos vereadores, 14 pessoas estavam sendo atendidas, e junto à elas, 22 acompanhantes. “Ou seja, a lotação na recepção é por causa dos amigos e parentes que acompanham os pacientes. Isso é normal durante a noite, quando todos estão em casa e assim querem saber como está o parente acidentado ou em convalescença”, rebateu Viola.
UPA NA CAPELA
Por fim, todos se dirigiram à Policlínica da Capela. No local o secretário Alexandre Viola fez um esboço de como ficará a UPA Capela 24h, que ocupará aquele prédio no ano que vem. “A UPA aqui vai absorver todos os atendimentos de urgência e emergência e mais, vai contar com serviço ambulatorial e terá um raio x”, completou. Até lá, o atendimento está sendo feito com um médico clínico e técnicos de enfermagem e com auxílio de ambulância. Os vereadores Florentino e Marcos Ferraz questionaram que se a ambulância estiver em atendimento e acontecer uma outra ocorrência, a Policlínica poderia ficar desguarnecida. O secretário Viola explicou que há um sistema rotativo de viaturas. “Quando uma ambulância sair, uma outra ocupa a vaga na sequência, de forma automática”, disse.
Os vereadores, que se deram por satisfeitos, continuam as vistorias e a fiscalização até às 6h da manhã.
O prefeito Jaime Cruz (PSDB), em entrevista à FOLHA, afirmou que a visita dos vereadores é muito importante para estas mudanças aconteçam de forma equilibrada e transparente. “Fico feliz que os vereadores façam seu papel de fiscalizar, mas principalmente, apoiem este momento de desenvolvimento na área da Saúde da nossa VINHEDO”, reforço Jaime, que acompanha a transição de perto neste domingo, na Santa Casa, UPA e Policlínica.