VINHEDO: Vereadores instalam ‘CPI da Reencontro’ e falam sobre erro em contas de água
Uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é instalada na Câmara Municipal de VINHEDO. O fato ocorreu durante a 83ª Sessão Ordinária ocorrida na segunda-feira (11), no plenário da Casa de Leis. Esta CPI investigará a aplicação dos recursos públicos por parte da municipalidade à Associação Reencontro, nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019, onde a diretoria está sendo acusada de desvios de verbas que receberam da Prefeitura de VINHEDO.
A sessão foi suspensa por dez minutos logo no seu início para os vereadores se reunirem em torno do requerimento nº 10/2019 que originalmente determinava como objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito a apuração da aplicação dos recursos públicos por parte da municipalidade a todas as entidades assistenciais contempladas pelo programa Selando Parcerias.
Mas, ao cabo da reunião ficou deliberado pelos vereadores que apenas a Associação Reencontro seria alvo da CPI. Essa Associação promove o abrigo e acolhimento a pessoas em situação de rua, servindo também como casa de passagem, e está situada em uma chácara na Estrada da Capela. A Reencontro também recebe recursos municipais por meio do programa Selando Parcerias
Após a constituição da CPI, com novo texto, o presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (MDB), abriu prazo de 10 dias para que os líderes partidários na Câmara indiquem representantes da legenda para compor a Comissão. A CPI deverá ser composta por três membros, tendo até 180 dias de duração.
NINHO DO URUBU
O vereador Nil Ramos (PSDB) comentou sobre a tragédia no ‘Ninho do Urubu’, Centro de Treinamento (CT) da base do Clube de Regatas do Flamengo. “Já estive na posição desses jovens, vítimas dessa tragédia, vivendo em alojamentos de clubes pelo Brasil. Se isso aconteceu em um clube grande como o Flamengo, imagina como não é precária a infraestrutura em equipes menores. Esse caso triste deve servir como lição às demais equipes, e a fiscalização tem de ser intensificada, para que não tenhamos outros casos semelhantes”, apontou.
ACESSO AO DISTRITO
Segundo a se pronunciar, Marcos Ferraz (PSD) comentou sobre a aprovação, no passado, de projeto que autoriza a Prefeitura a captar recursos, por empréstimos, para abertura de uma segunda entrada no Distrito Industrial. “Aprovamos essa captação imaginando que a abertura de nova entrada, acesso, ao Distrito Industrial atrairá novas empresas e, com isso, traria novos recursos ao município. Porém, se a Prefeitura não der início o quanto antes às obras para essa abertura, poderemos perder a oportunidade de trazer novas empresas para a nossa cidade. A municipalidade precisa focar nessa questão, cobrar os demais entes para que liberem as autorizações, e rapidamente inaugurar o novo acesso ao Distrito Industrial”.
JARDIM MIRIAM
Geraldinho Cangussú (PV) apresentou indicações para o Jardim Miriam. “Pedi ao secretário Marcio Melle que dê atenção aos problemas em algumas vielas do Jardim Miriam, em especial relativos ao escoamento de água. O secretário me garantiu que nessa semana fará uma checagem em todas as vielas, promovendo a poda de vegetação e coleta de entulhos, permitindo que as águas pluviais possam escorrer. Além da coleta é preciso fazer um trabalho de conscientização com os próprios moradores, de modo que evitem o despejo de entulho nas vielas e terrenos não edificados”.
GIBI AMBIENTAL
Sobre o trabalho de conscientização ambiental e bem-estar animal na rede municipal, Flávia Bitar (PDT) anunciou a distribuição de gibis à Secretaria de Meio de Ambiente. “Entregamos agora na Secretaria de Meio Ambiente os gibis da Turma da Mônica que tratam de bem-estar animal e proteção animal. Esse material faz parte de um programa do governo do estado, e será distribuído na rede municipal, complementando as atividades escolares relacionadas ao tema”.
FALHA NA CONTA DA ÁGUA
O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi, que foi o primeiro superintendente da Sanebavi, logo em sua criação, comentou sobre o aumento no valor da conta de água em dezembro e janeiro, e propôs uma solução ao governo municipal. “A Prefeitura ficou 17 dias parada, porém devia ter se criado um sistema para que fizesse a leitura do consumo de água nesse período. 17 dias é um tempo muito longo para que uma contagem errada faça com que o munícipe possa ter alterado sua faixa de consumo, resultando em casos em que a conta chega a dobrar. O usuário aumentou o consumo? Não! O período computado que foi maior. Sugiro à Sanebavi que refaça a cobrança das contas do final de ano, no valor médio de consumo do usuário, pois a inflação nos valores foi resultado de uma falha da autarquia”, reforçou Edu.
TRIBUNA LIVRE
Edson PC (PDT) parabenizou a organização da Festa da Uva. “A Festa da Uva de 2019 superou a edição do ano passado. Parabenizo a organização desse ano pelo evento. Fizemos algumas críticas, mas todas construtivas, para melhorar ainda mais o evento”. O polêmico vereador também bradou contra sua colega Ana Genezini (MDB) por causa do projeto da Tribuna Livre. “A vereadora Ana Genezini continua empatando os meus projetos enviados a esta casa e o povo quer usar este espaço Ana”, disparou PC.
PARQUE ADAPTADO
De sua parte, Ana Genezini preferiu comentar sobre a instalação, em LOUVEIRA, do primeiro parque infantil adaptado, e reforçou o pedido para implantação da melhoria em VINHEDO. “Desde 2015 trabalhamos para que parques adaptados sejam implantados em nossa cidade, e agora vemos esse projeto se materializando na vizinha LOUVEIRA. Infelizmente em VINHEDO não vemos esforços da Prefeitura para implantação desse projeto, que tanto pedimos, porém reforço esse nosso pedido”.
MÃO DE OBRA JOVEM
A criação de programas de incentivo para a contratação de jovens foi tema de Sandro Rebecca (PDT) “No passado alguns vereadores apresentaram projetos buscando incentivar o emprego de jovens, mas ainda temos muitos desafios, como a questão burocrática. Não sou totalmente favorável a criação de cotas, pois sempre acaba excluindo alguém, porém penso ser importante a implantação de um incentivo fiscal para a contratação de jovens, dentro de uma pré-definida faixa etária, por parte das empresas de nosso município. Não precisamos esperar um desastre para incentivar a contratação de jovens”.
ESPORTE E FAZER
Rubens Nunes (MDB) reforçou suas indicações para o esporte e lazer. “As academias ao ar livre da Represa I estão abandonadas. Recebo reclamações dos frequentadores dos locais diariamente. É preciso a instalação de uma nova academia ao ar livre no local, o que é responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer. Com relação às quadras, é preciso promover reformas urgentes nas quadras da Vila Pompéia e do Jardim Três Irmãos, e o campo da Vila João XXIII precisa passar por reparos completos nos vestiários e na iluminação”.
OPOSIÇÃO CONSEGUE
Encerrando os discursos, Paulinho Palmeira (PV) questionou o não atendimento a indicações de sua autoria por parte da Prefeitura. “Tenho lamentado há muito tempo, a falta de atenção da Prefeitura há algumas solicitações, como a necessidade de poda da vegetação e reformas na piscina da Vila João XXIII. O Jardim Miriam também precisa de podas urgentes. Vou pedir à oposição para indicar porque quando a oposição pede ao prefeito Jaime Cruz a coisa sai rapidamente”, satirizou.
ROTATÓRIA
Algumas moções foram apresentadas e aprovadas pelos vereadores. Destaque para a de nº 08/2019 de autoria do vereador Paulinho Palmeira, subscrita pelos demais vereadores. Inconformado com o descaso da Prefeitura para com suas indicações e moções, Paulinho apela ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, para a construção de uma rotatória ou instalação de semáforo no cruzamento da Rodovia Visconde de Porto Seguro (SP-332) com a Rua Afonso Garbuio, a fim de organizar o tráfego no local.
CIRURGIA
O vereador Rodrigo Paixão (REDE) não pôde participar da sessão por ter realizado uma cirurgia no final da semana passada.