VINHEDO: Vereadores invadem escola e Prefeitura contesta

Bandeira_de_Vinhedo

Na tarde desta quinta-feira, 11, os vereadores vinhedenses Rodrigo Paixão (Rede) e Aparecido ‘Bacural’ (PTB) entraram na escola municipal do Condomínio São Joaquim, em VINHEDO, e postaram um vídeo na internet expondo que materiais e equipamentos estavam ‘abandonados’ no local. A escola foi desativada em dezembro de 2012, por conta da demanda baixa de alunos na época e o alto custo de transporte, já que a unidade se localiza numa região afastada do Centro e dentro de um Condomínio. O espaço ainda está sendo utilizado pela Prefeitura como depósito da Secretaria de Educação. De acordo com a assessoria da Prefeitura, os vereadores invadiram o local, sem prévio aviso, e sem consultar os responsáveis para se obter mais informações sobre o porquê dos equipamentos estarem ali. No vídeo, Paixão critica a Administração e apresenta os materiais, como se estivessem abandonados. Acompanhe abaixo, nota da Prefeitura sobre o fato:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

            Em relação ao questionamento do Jornal sobre o vídeo publicado no Facebook pelo vereador Rodrigo Paixão, juntamente com o vereador Bacural, a Prefeitura de Vinhedo esclarece que:

            1º) É importante lembrar que este prédio, anteriormente uma unidade escolar, está desativada desde dezembro de 2012 (na oportunidade com apenas 17 alunos), por conta da demanda baixa de alunos na época e o alto custo de transporte, já que a unidade se localiza numa região afastada do Centro e dentro de um Condomínio.

            2º) Ainda, é importante ressaltar que o fato desta escola estar desativada não significa que a Prefeitura tenha demanda não atendida na área educacional; pelo contrário. Neste mês de Janeiro, a Prefeitura de Vinhedo alcançou a marca de 100% de atendimento à demanda de vagas em creche, ou seja, zerou a lista de espera por vagas. Ainda, tanto no Fundamental I como II, não há crianças aguardando vagas nas 33 Unidades Escolares de Vinhedo (19 Educação Infantil e 14 do Fundamental)

            3º) A Consultoria Urban System em recente estudo publicado na Revista Exame colocou a cidade de Vinhedo como a melhor do Brasil, entre os municípios até 100 mil habitantes, no item infraestrutura, que pode ser conferido, também, pela qualidade das Unidades Escolares de Vinhedo.

            4º)Também, a Fundação Seade apontou Vinhedo como a melhor cidade do Estado de São Paulo em investimentos educacionais para crianças até 6 anos que, somado aos investimentos em Saúde,  no Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), reconheceu Vinhedo como a melhor neste Índice na Região Metropolitana de Campinas.

            5º) Com estes esclarecimentos, e voltando a questão do vídeo, ele apenas aponta um espaço que está sendo utilizado, de forma temporária, como depósito de materiais para serem disponibilizados a reciclagem, leilão de materiais que não estão mais em condições de serem utilizados, outros para doação e, ainda, uma pequena quantidade de novos que estão sendo remanejados para as unidades escolares, com o objetivo de atender os novos alunos.

            6º) Desde o início de Janeiro, a secretaria municipal de Educação está trabalhando nesta seleção dos materiais, inclusive já reduzindo, e muito, a quantidade que ali estava depositada.

            7º) É importante frisar que esta ação é coordenada por profissionais da secretaria que não estavam no local no momento da gravação do vídeo. Como não houve arrombamento de cadeado, a Prefeitura já está apurando como o local estava de fácil acesso, já que ele fica todo o tempo trancado para evitar a presença de pessoas não autorizadas.

            8º) Obviamente, a presença dos vereadores sempre é bem vinda e faz parte do trabalho de fiscalização do Legislativo. Entretanto, vamos pedir a colaboração dos vereadores Rodrigo Paixão e Bacural para que auxiliem nesta nossa ação de identificar como o espaço estava aberto, já que, ratificamos, ele permanece fechado por questão de segurança.

            9º) Os poucos equipamentos sem uso do local estão alocados em salas e, portanto, seguro de chuva, sol e outras situações que possam danifica-los. Embora, como dissemos, já estão sendo transportados para as escolas, também vamos apurar como um material deste, que pode ser vista no vídeo, estava do lado de fora, já que as salas também estavam trancadas.

            10º) Portanto, ressaltamos que a Prefeitura de Vinhedo sente-se orgulhosa da cidade estar em destaque nos índices educacionais porque apenas consolida a competência e o carinho com que nossos profissionais da Educação cuidam dos filhos da nossa cidade. E agradecemos aos vereadores pela questão abordada que, embora pequena, reforça que a Educação de Vinhedo é uma das melhores da Região Metropolitana de Campinas.

Prefeitura de Vinhedo

468 ad