VINHEDO: Comerciantes querem Plano de Ação para mudança no trânsito
Em reunião que ocorreu na semana passada, no plenário da Câmara de VINHEDO, representantes do grupo Vigilantes do Centro de VINHEDO, que reúne comerciantes e autônomos vinhedenses ouviram do presidente e vereador Nil Ramos que a resposta com relação à entrega do projeto Manifesto dos Comerciantes Vinhedenses sobre a melhoria no trânsito do município, foi a de formação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar o assunto e ver como viabilizar as propostas contidas no documento entre ao presidente Nil Ramos no dia 18 de abril. “Não queremos mais um Grupo de Trabalho, isso não passa de enrolação. Há quatro anos que enviamos as nossas reivindicações ao prefeito que ficou de também criar um Grupo de Trabalho que nunca foi criado, nunca se reuniu, nunca existiu, e asso se passaram quatro anos de prejuízos para os comerciantes que estão instalados no Centro e no Portal da Cidade”, rebateu Felipe Capovilla, administrador do grupo Vigilantes do Centro.
COMO ANTES
“Nós queremos que o trânsito de VINHEDO volte a como era antes porque as alterações promovidas pela Prefeitura sem nos consultar, e que ocorreram nas regiões do Centro e do Portal da Cidade no final de 2014 e no início de 2015, alterando o sentido das ruas Nove de Julho, Jundiaí, Humberto Pescarini e Riachuelo, na Av dos Imigrantes e nas ruas do Bem Te Vi e Manoel Matheus ocasionaram o fechamento de inúmeros estabelecimentos, tanto no Centro como no Portal, região que foi descaracterizada e degradada, deixando de ser entrada da cidade para ser a saída”, acredita Felipe Capovilla, que salientou ainda que o turismo no município também ficou prejudicado. “Antes, o visitante chegava pela Avenida dos Imigrantes e já vislumbrava o Centro, as torres da Matriz, a paisagem, e tinha facilidade de passear pela cidade. Agora, ele entra por onde deveria ser a saída e não tem visão de nada. Ainda se perde pelas ruas e avenidas”, explicou.
NORMALIDADE
No Manifesto, os cerca de 135 comerciantes que compõem o grupo, exigem que algumas alterações sejam logo postas em prática no sentido da retomada da normalidade do convívio dos cidadãos e dos consumidores que frequentam o Centro e o Portal. “Porque somente dessa forma será possível ao motorista acessar o Centro de maneira simples e tranquila e ainda circular de quadra a quadra na região. E o Portal volte a representar o vigor e a hospitalidade de VINHEDO, a fim de atrair parte dos 450 mil carros que trafegam na cidade todos os meses e são consumidores em potencial”, enfatizaram.
COM O PREFEITO
Estiveram presentes à reunião, além do presidente, vereador Nil Ramos, os seus colegas vereadores Edu Gelmi, Rubens Nunes, Sandro Rebecca, Edson PC e Marcos Ferraz. O vereador Rubens Nunes sugeriu que a Câmara convidasse os secretários das Pastas envolvidas, Meio Ambiente e Urbanismo, cujo titular é Adriano Corazzari e Transportes e Defesa Social, que tem Júnior Vendemiatti como secretário. Mas a ideia foi recusada pela maioria do grupo que sugeriu uma reunião sim, mas com a presença do prefeito, além dos dirigentes das duas Secretarias envolvidas, vereadores e integrantes do Vigilantes do Centro. “Queremos um Plano de Ação urgente para implementar o mais rápido possível as mudanças que queremos porque os prejuízos só aumentam e próximas falências serão verificadas se não forem tomadas medidas concretas e urgentes com relação à mudança no trânsito de VINHEDO”, avalia Felipe Capovilla.
O também integrante do Vigilantes do Centro, Ênio Paiva, declarou aos presentes ter sido convocado pelo prefeito Jaime Cruz para fazer parte do Grupo de Trabalho prometido. “Mas o grupo nunca se reuniu, e o problema e agravou. E o tempo foi passando. A própria Prefeitura criou o Grupo na época porque não ouviu os maiores interessados que somos nós comerciantes que ralamos e ralamos e não somos respeitados. Somos nós que geramos emprego e renda para o município”, desabafou Ênio Paiva.
PROPOSTA ACATADA
A proposta da criação de um Plano de Ação, como querem os comerciantes, foi acatada pelo presidente Nil Ramos e pelos vereadores presentes, além dos que não puderam vir por motivos diversos. Nil Ramos se encarregou de redigir um ofício ao prefeito Jaime Cruz para que o mesmo marque uma data para a reunião dos comerciantes com o prefeito, secretários e vereadores, no sentido de definir o que pode ou não ser mudado no sistema viário da cidade para contemplar as demandas contidas no Manifesto dos Comerciantes de VINHEDO sobre o Trânsito.