VINHEDO: Vinhedense mostra força na puxada de tratores em Holambra

Com mais uma participação vitoriosa do vinhedense Jean Davi Ifanger na ‘Trekker Trek’ Nacional, em Holambra, o município de VINHEDO ficou, outra vez, no pódio na categoria livre, para iniciantes, ocupando o segundo lugar. Em 2016, Jean também ocupou o segundo lugar, mas em 2015 e 2014, Jean Ifanger, com seu trator chamado ‘Fenômeno’ ficou em primeiro lugar na competição ‘Trekker Trek’ (puxada de tratores turbinados), sendo o único representante de VINHEDO e da Região nesta competição nacional. “Estou muito feliz em representar nossa VINHEDO neste tipo de competição. É uma forma de esporte automotivo que gosto é que chama muita atenção. Mas vou lutar para conquistar o primeiro lugar na próxima“, afirmou Jean, popularmente conhecido como ‘Davi Feno’.

ENVENENADOS
Este tipo de competição, que usa tratores envenenados, há 25 anos vem sendo realizada em Holambra, SP, a partir da iniciativa de imigrantes holandeses mais antigos, já se tornou tradicional e importante para a cultura da cidade. A mais recente edição do evento foi no dia 30 de julho (domingo), com mais de 3 mil pessoas no Centro Esportivo Tubantia (Rod. SP 107, km 35) vibrando com as disputas das principais equipes. Foram ao todo 18 participantes nas categorias Pro Stock e Livre e 20 na categoria Agrícola.

O QUE É TREKKER TREK? (PUXADA DE TRATOR)
Para quem nunca ouviu falar, o Trekker Trek é uma competição entre tratores, Trekker (Trator) e Trek (Puxada), ou seja, ‘puxada de trator’. O objetivo dessa competição é arrastar uma carreta a maior distância possível numa pista de terra de 100 metros. Conforme os tratores mais preparados e turbinados vão competindo o peso da carreta vai aumentando e pode chegar a pesar incríveis 100 toneladas. O Trekker Trek tem dois tipos de classes: Categoria Livre: Tratores envenenados e turbinados, preparados especialmente para o Trekker Trek, com potência e giro dos motores ilimitados, alguns tratores tendo 5 motores e chegando aos 2000cv de potência. Categoria Agrícola: Participam tratores originais e alguns com poucas modificações, podendo usar apenas um turbo e tendo o giro do motor limitado a 2500 rpm.

TURBINADO
Este ano a Trekker Trek apresentou algumas modificações para melhorar a segurança, tanto dos pilotos como do público. Uma delas é a estreia da categoria Pro Stock, criada para atender competidores que têm um trator turbinado, preparado, movido a diesel e que possui semelhanças visuais de um trator da categoria agrícola, mas com potência quatro vezes maior do que um trator original. Dividida em duas classes de peso – 4.800 kg e 5.500 kg -, nessa categoria os participantes poderão usar somente tratores movidos a óleo diesel, com um 1 turbo e com capô, com cabine ou com gaiola de proteção. O motor deve ser da mesma marca de quando saiu da fábrica, respeitando o limite da pontuação da categoria que é de 8.3 pontos.

ABTT
Outra novidade do Trekker Trek é a padronização do novo regulamento, que permite que qualquer trator, dentro das regras, possa participar da prova. Também foi criada proteção para as turbinas e os eixos e as gaiolas e os macacões antichama são obrigatórios para todas as categorias. “Queremos garantir a segurança dos participantes e também do público”, explica o diretor Associação Brasileira de Trekker Trek (ABTT), Marcos Eltink, enfatizando que houve um consenso entre a organização de Holambra e a do Paraná para regras iguais para todos.

PUXA CEM
O Trekker Trek é um evento que envolve as famílias de descendentes holandeses fundadoras da cidade de Holambra e muitos brasileiros adeptos desse esporte. O que emociona os competidores e o público é a potência dos tratores para puxar uma carreta que pode chegar a 100 toneladas de peso em uma pista de terra de 100 metros de comprimento. A cada puxada, a carreta é alimentada com pesos, exigindo mais potência dos tratores. Além dos pesos, ela possui facas que, em contato com a terra, vão aumentando o atrito e dificultando a arrancada do trator. Para conseguir vencer essa resistência, os pilotos investem na potência de suas máquinas, algumas com 4 motores e até 2 mil cavalos! Além da presença dos tratores turbinados da categoria Livre, o evento também reúne participantes da categoria Agrícola, com tratores comuns, os mesmos utilizados nas plantações de flores e cereais da cidade e região. Estão sendo esperados para essa prova 20 que participarão nas categorias 2.500 kg, 3.500 kg, 4.500 kg e 5.500 kg.

ORIGENS
As origens deste esporte estão nos Estados Unidos. No início do século XX, alguns fazendeiros começaram a realizar um tipo de competição em que o vencedor era quem conseguisse puxar uma pedra grande a maior distância possível. O primeiro evento foi registrado em 1929 em Ohio. Nos anos 50 e 60 as primeiras regras apareceram. Em 1969, os pilotos montaram uma Associação Nacional de Tratores. Naquele momento, os competidores usavam tratores de fazenda. Nos anos 70 algumas pessoas, em Ohio, inventaram uma “caixa em cruz”. Com isso, era possível construir máquinas com mais de um motor em um trator. Logo apareceram tratores com até quatro motores. Ao mesmo tempo técnicos começaram a experimentar os superchargers e turbochargers.

HOLANDA
Em 1977, foi o ano em que o esporte foi para a Europa. A primeira competição foi em Flevohof (hoje conhecida como “Walibi-Flevo”) em Biddinghuizen, Holanda. Naquela época sempre tinha um tipo de demonstração com tratores americanos. Era pequeno, mas logo depois este evento foi formando o Tractorpulling Organisation. Tractorpulling ficou muito popular em pouco tempo na Holanda e logo depois os outros países da Europa começaram também com o esporte. Em 1992 esse esporte chegou ao Brasil. O primeiro evento foi em Holambra (SP), organizado por descendentes holandeses que já conheciam o esporte do país europeu. Hoje já está sendo praticado em várias cidades. A próxima etapa do Trekker Trek 2017 será no dia 19 de agosto em Castro – PR, junto com a Agroleite.

468 ad