VINHEDO: Vinhedo faz aniversário festejando a reabertura da ‘Nova Santa Casa’
No último sábado, 2, a população de VINHEDO recebeu, como um dos presentes pelo aniversário de 67 anos do município, a Nova Santa Casa. A cerimônia será realizada às 10h, com a presença do prefeito Jaime Cruz, autoridades e toda população. Depois de quase dois anos fechada para atendimento pleno, inclusive cirurgias, internações em UTI e a ala da Maternidade, o hospital será reaberto após obras de ampliação e de oferecer
novos equipamentos. A Prefeitura de VINHEDO trabalha na Santa Casa desde agosto de 2014, quando o prefeito Jaime Cruz, logo após assumir a Administração, determinou metas e ações que resultassem na reabertura da Santa Casa. Foram investidos neste período mais de R$ 10,5 milhões, que incluíram auditoria interna; implantação do Pronto Atendimento 24 horas (adulto e pediátrico) para convênios e particulares, e a retomada de 32 leitos hospitalares para baixa complexidade, dos quais 10 deles pediátricos.“O mais importante neste processo de reconstrução da Nova Santa Casa foi a reconquistada credibilidade da instituição. A nossa proposta foi criar mecanismos para que a cidade pudesse voltar a ter um hospital de qualidade e excelência, pronto para atender casos de baixa e média complexidade, adequado às novas normas de Vigilância e, especialmente, do Ministério
da Saúde. Conseguimos criar um Plano Diretor Estratégico e a instituição será guiada para trabalhar com responsabilidade, profissionalismo e investimentos contínuos para atender, com qualidade, os nossos pacientes vinhedenses, especialmente pelo SUS, encaminhados pela UPA, assim como planos de saúde e particulares”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
À ESPERA DO PRIMEIRO VINHEDENSE
As equipes de enfermagem da Santa Casa de VINHEDO e do ‘Programa Mamãe Bebê’, que trabalharão na Maternidade do hospital a partir deste sábado, receberam informações sobre vacinas e testes rápidos que devem ser realizados durante a permanência do bebê e da mãe no local. A capacitação foi realizada na semana passada, tendo como foco a vacina contra Hepatite B que deve ser aplicada em recém- nascidos nos primeiros dias de vida e o teste rápido de triagem para HIV, conforme preconiza o Ministério da Saúde, na maternidade. Em outras palavras, a Santa Casa já está à espera da primeira criança a nascer em solo vinhedense. A Santa Casa foi fundada em 1962. Até 2013, prestava serviços aos vinhedenses, inclusive pelo SUS. Mas um modelo antigo de convênio entre a Prefeitura e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia foi apontado como “irregular” na Prestação de Contas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e também foi motivo de apontamentos na Justiça. O modelo de repasse de subsídios deveria ser substituído por compra de serviços, pelo qual o prestador precisaria estar enquadrado nas condições legais para estabelecer contrato com o órgão público, no caso, a Prefeitura de VINHEDO. Em decorrência de dívidas acumuladas, a Santa Casa de VINHEDO, na oportunidade, não possuía a Certidão Negativa de Débitos (CND) e, assim, ficou inviabilizada juridicamente a permanência como fornecedora da Prefeitura de VINHEDO. A solução foi a Requisição Administrativa, um modelo de processo de intervenção, pelo qual foi iniciada uma série de medidas, com metas e ações guiadas por um Plano Diretor Estratégico, intitulado “20 anos em 2”, que estipula metas que devem ser cumpridas independentemente de quem assumir a Provedoria da Irmandade, garantindo sequência nas ações projetadas para os próximos anos.
Retomada da Filantropia:
• O Ministério da Saúde informou que foi concedido o Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social para a Santa Casa). O certificado representará uma economia mensal de 20% da folha de pagamento, referente à cota patronal dos impostos e contribuições federais que deixarão de ser recolhidos em decorrência da certificação de filantropia.
• O município também conseguiu comprovar a prestação anual de serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) no percentual mínimo de 60%.
Apoio de empresas:
A seriedade na condução do novo modelo de gestão na Santa Casa já atrai a atenção de empresários que começam, também, a efetuar doações para a entidade.
UTI Unidade de Terapia Intensiva:
Restauração do telhado e forro
• Instalação dos dutos do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação
• O número de leitos da UTI passou de 6 para 11
• Instalação da rede de canalização de gases medicinais que incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso.
• Foi refeito todo o sistema elétrico.
Reunião Comissão de Gestão:
Foram 19 meses de trabalho da Comissão criada por meio do decreto 169/2014, o mesmo em que o prefeito decretou a Requisição Administrativa. Nas reuniões, foram prestadas contas e apresentados relatórios de atividades e atendimentos no hospital.
Pintura Amiga
No último dia 31, no Teatro Municipal, foram entregues, em cerimônia solene, certificados às pessoas que ajudaram, voluntariamente, na ‘Pintura Amiga da Santa Casa’, ação social promovida em parceria com as Paróquias Nossa Senhora de Lourdes, São Sebastião e Sant´Ana e o Mosteiro de São Bento, para pintura da fachada do hospital.
Equipamentos:
• 5 carros de medicamentos
• 5 carros de emergência
• 3 carros de anestesia
• 4 mesas cirúrgicas e uma mesa de parto
• 11 camas elétricas para uso na UTI