VINHEDO: XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública
O XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública consolidou-se como um dos principais eventos da área no país. Realizado nos dias 25 e 26 de junho de 2025, em Vinhedo, o congresso reuniu mais de 2 mil inscritos, entre guardas municipais, especialistas, autoridades de diversas regiões do Brasil e civis, para dois dias de intensos debates, palestras e homenagens voltadas ao fortalecimento das Guardas Municipais.
Durante a abertura, contou com diversas lideranças, incluindo o Prefeito de Vinhedo, o Prefeito de Jundiaí, de Louveira, Morungaba e Cabreúva, Deputados Federais e do estado de São Paulo, Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), o Comandante Geral da GCM/SP, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo e o Secretário Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana. Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância da integração entre as forças de segurança e o papel essencial das Guardas Municipais na proteção das cidades brasileiras.
A programação foi extensa e abordou temas estratégicos, como o planejamento de aquisições de equipamentos de uso restrito, a conectividade das guardas municipais com as novas tecnologias, a experiência bem-sucedida do SMARTSAMPA em São Paulo e debates jurídicos sobre o porte de armas para guardas municipais sob as novas regulamentações.
Um dos destaques do evento foi o 4º Encontro Nacional das Guardiãs Maria da Penha, que discutiu o acolhimento de vítimas de violência e a utilização de tecnologias como as bodycams para proteção das mulheres.
Além das palestras, houve também o 9º Encontro de ROMUs e Viaturas Táticas, que reforçou a importância da sobrevivência policial em ações de risco, seguido por uma carreata de viaturas especializadas pelas ruas de Vinhedo.
O encerramento oficial do congresso foi conduzido pelo Secretário Nacional de Segurança Pública e Justiça, que tratou de uma reflexão sobre os avanços debatidos ao longo dos dois dias e destacou as diretrizes do governo federal para o fortalecimento institucional das Guardas Municipais.
(Fonte:PMV/Da Redação #FOLHANOTICIAS)
