Voto biométrico gera filas em Vinhedo e Louveira
A falha na leitura das digitais dos eleitores gerou inúmeras filas, em várias seções, nas cidades de VINHEDO e LOUVEIRA. Depois de oito tentativas sem a liberação para ir à urna, a autorização tem de ser feita com uma senha e a digital do presidente da sessão, o que torna o processo mais demorado. Em cidades com o novo sistema, a espera chegou a até 2h40 neste domingo (5). Em VINHEDO, houve eleitores que esperaram até uma hora e meia para votar. “Era bem mais fácil antes. A biometria só atrapalhou. Estou há uma hora na fila. No sistema antigo eu votava em 10 minutos e já estava em casa”, contou Rogério Abreu, que teve problemas com a identificação da digital em VINHEDO.
De acordo com os presidentes das seções, algumas pessoas tiveram dificuldade porque perderam a digital com o tempo. No caso do empresário louveirense Fabrício Argentieri, a espera foi de 2h40. Ele chegou para registrar o voto às 8h e só conseguiu sair perto de 10h40. As seções que mais tiveram reclamações em LOUVEIRA foi a 50, no Bairro Santo Antônio, e as 005 e 146 no colégio Ladeira, no Centro. Quanto às sujeiras dos ‘santinhos’, parece que acordo entre os candidatos deu certo. Apenas oponentes de fora da cidade ‘emporcalharam’ as ruas, que em comparação às outras eleições, foi bem menor. Já LOUVEIRA, amanheceu com as ruas lotadas de papéis e propagandas de candidatos o que irritou bastante a população.
VALINHOS e ITATIBA
A votação em VALINHOS, nesse domingo foi tranquila. Apenas uma urna apresentou problema, no Colégio Madre Carvalho, e a sujeira, segundo conversa com alguns eleitores, também foi bem menor que nos anos anteriores.
Quanto aos incidentes, um representante do Tribunal de Justiça esteve na escola ‘Alves Aranha’ e flagrou um homem com a camiseta de um candidato. O eleitor foi retirado do local e só pode retornar depois que trocou a roupa. Outra informação curiosa é que o único partido que cadastrou os fiscais de seções na cidade foi o PT, portanto, foram os únicos que puderam acompanhar as eleições de dentro das salas de votação.
Em outro local de VALINHOS uma van adesivada com imagens de um candidato valinhense foi apreendida pela Polícia MIlitar. Acredita-se que o motivo da apreensão tenha sido propaganda irregular durante a eleição.
Apesar dessas ocorrência não existe informação de nenhum detido.
Em ITATIBA, a eleição também transcorreu sem incidentes, porém, os famosos santinhos forraram as ruas próximas aos locais de votação.